terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Homem Capitalista

          A relação entre homem e modo de produção do sistema capitalista.

Nossa sociedade tem vivenciado uma série de problemas que envolvem o nosso modo de nos relacionarmos com a natureza no processo de produção, colocando em questão o conceito de natureza, o qual nos remete, pelo nosso modo de vida em sociedade, em contradição com nossas sensações, pensamentos e ações.
Portanto pensar a natureza hoje e a forma como o homem interage com ela no contexto do modo de produção capitalista, nos remete ao passado em que acompanham a humanidade na busca do conhecimento e do entendimento acerca da terra e do universo, desde os antigos filósofos gregos até os dias atuais.

 

A visão antropocêntrico coloca o homem no centro do universo, em oposição à natureza, juntando-se ao pragmatismo do pensamento cartesiano vinculando-se ao mercantilismo do período feudal, mas ainda conserva traços da herança medieval (a separação entre espírito e matéria).
O movimento filosófico iluminista do século VXIII , se encarrega de apagar a visão medieval com o começo das transformações que começam a surgir de modo geral, e o mundo passou a ser compreendido a partir do real, do concreto e não mais de dogmas religioso.


Resultado de imagem para homem capitalistaMax Leonardo Leal Pavolak.


Nenhum comentário:

Postar um comentário